Tuesday, July 12, 2011

GLIMPSES of New York and Amsterdam in 2040

Excelente a exposição no AIA Center for Architecture, em nyc. Trata de propostas de escritórios de arquitetura e paisagismo de Amsterdã e Nova York para como as duas cidades devem lidar com o futuro a longo prazo. Ambas lidam com problemáticas semelhantes, tais como demografia mutante, mudanças climáticas, do ponto de vista energético e na economia. As duas metrópoles aspiram um meio ambiente urbano vibrante e sustentável. A idéia é que os escritórios apresentem o "futuro do futuro", com ênfase em 5 necessidades básicas: respirar, comer, fazer/construir, movimentar-se e morar. Abaixo seguem alguns highlights do que vi. Para quem quiser mais detalhes, inclusive sites dos participantes: http://cfa.aiany.org/index.php?section=exhibitions&expid=140.
Proposta da equipe novaiorquina WORK AC, que trabalhou com a necessidade básica "comer": ruas fazendas, transportes alternativos, "bodegas" orgânicas, rede aqua-pônica.


Proposta da equipe holandesa Space & Matter, que lida com o "morar" : baseia-se em grupos de indivíduos com o que chamam de identidade coletiva ("cluster society"), respaldados pelas secretárias de habitação oficiais, que protagonizam o desenvolvimento urbano de vizinhanças.




No comments: